sábado, 11 de abril de 2015


Regressaram motivados e com novas ideias na bagagem os dezasseis professores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (AESV) que realizaram o curso “Teaching through 21st century methodologies” (o ensino através de metodologias do século 21), no instituto ITC International, em Praga, entre 28 de março e 4 de abril. 
Esta formação decorreu no âmbito do projeto “Formação Docente” que o AESV se encontra a desenvolver ao abrigo do programa Erasmus+, um programa europeu que, entre outras valências, financia a formação docente no estrangeiro.
Durante os seis dias de formação foi possível aos professores das várias disciplinas experienciar métodos de aprendizagem que ativam a criatividade, o espírito crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a metacognição. Foram também debatidas novas formas de aumentar a frequência com que os encarregados de educação se deslocam à escola, propostas para facilitar a leitura, metodologias específicas para promover a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, estratégias de implementação do projeto CLIL (destinado a fomentar a aprendizagem de línguas estrangeiras de modo transversal). Os professores ficaram ainda a conhecer melhor o sistema educativo daquele país, tendo visitado inclusive as instalações de uma escola da República Checa para alunos entre os 6 e os 15 anos. 
Para além dos dezasseis participantes lusos, também se encontravam a realizar o mesmo curso quatro professores gregos e uma cipriota, daí que esta experiência tenha sido muito enriquecedora não só pelo desenvolvimento de competências práticas e de conhecimentos a nível do ensino, mas também a nível cultural.
Na sequência desta formação, os professores que participaram irão disseminar junto da comunidade educativa as ideias inovadoras, bem como os materiais que trouxeram, de forma a que os objetivos do projeto, mais concretamente a melhoria dos resultados escolares, sejam alcançados.

Sem comentários:

Enviar um comentário